sábado, 26 de abril de 2008

Origens da Internet

A Internet teve as suas origens nos EUA por volta de 1970. Por esta altura, o Departamento de Defesa dos EUA atribuiu à agência ARPA ( Advanced Research Projects Agency) a tarefa de criar uma rede de computadores capaz de pôr em comunicação centros geograficamente afastados.
E é desta maneira que nasce a ARPAnet.

Inicialmente, esta rede ligava apenas quatro centros de trabalho nos EUA, no entanto, tornou-se a primeira rede de redes, que haveria de estar na origem da Internet. A ARPAnet acabou por extravasar em relação aos seus objectivos iniciais e expandir-se progressivamente entre os meios académicos universitários.

A designação Internet advém de Interconnected Network, ou, seja, rede interligada. A Internet é uma teia mundial de redes de computadores, em constante crescimento e evolução, oferecendo um admirável sistema de comunicações a todo o tipo de empresas e instituições, bem como, teoricamente, à generalidade dos cidadãos.

Fig. 3. A Internet é a rede das redes ou uma rede alargada (WAN) à escala planetária. Nela são incorporadas diversas tecnologias de telecomunicações e dela fazem parte múltiplas redes locais (LAN).

Sem comentários: